Graduada em Realização Audiovisual pela UNISINOS em 2007 e bolsista graduada no mestrado europeu em Direção de Fotografia Viewfinder MA em 2019, Luciana Baseggio esteve entre os 16 diretores de fotografia escolhidos para participar do Camera Studio no Berlinale Talents 2020.
Começou a trabalhar no mercado audiovisual como assistente de câmera e atualmente trabalha como diretora de fotografia e operadora de câmera em São Paulo. Nos 15 anos de carreira trabalhou em mais de 50 filmes e séries, além de diversos curtas-metragens e comerciais.
Entre seus mais recentes e importantes trabalhos na ficção estão o longa-metragem Pasajeras, dirigido por Fran Rebelatto, "Fogaréu", dirigido por Flávia Neves e "A Estação", dirigido por Cristina Maure. Em 2020 recebeu prêmio de melhor fotografia na Mostra Gaúcha do 48º Festival de Cinema de Gramado com o curta-metragem Deserto Estrangeiro, com o qual também foi finalista no Prêmio ABC. Em 2021 recebeu o Prêmio ABC de melhor fotografia em curta-metragem pelo filme Onde Há Pranto Há Mar, o qual também assina roteiro e direção.
É uma das fundadoras do DAFB, o Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil, fundado em 2016 para debater sobre o cenário de desigualdade de gênero na profissão.